13 de maio de 2008

História da Gastronomia

Enviado por Alinne Faustino - UFRN


A gastronomia pode ser definida como a arte de comer bem e em pequenas quantidades. A primeira ocupação dos seres humanos no planeta Terra foi o ato de cozinhar. A alimentação, de fato, acompanha o homem desde os primórdios das civilizações (PRATO FEITO, 2004).

A alimentação cumpre com uma função biológica ao fornecer ao corpo as substâncias indispensáveis para sua subsistência, constituindo um processo consciente e voluntário, que se ajusta a diferentes normas segundo cada cultura e no qual o ser humano é socializado desde o seu nascimento (SCHLÜTER, 2003).

Diferentemente dos animais, o homem não só partiu para a caça e a colheita, mas também aprendeu a cultivar plantas, criar seus animais e cozer alimentos, o que exerceu grande influência no desenvolvimento de uma série de técnicas relacionadas com a elaboração de recipientes e utensílios de cozinha, das normas para a utilização de talheres, jogos de mesa, etc., que por sua vez se traduziram em um elaborado sistema de regras de etiqueta conhecidas como boas maneiras (SCHLÜTER, 2003).

Para o antropólogo brasileiro Roberto da Matta (citado por SCHLÜTER, 2004), a comida não é apenas uma substância alimentícia, mas também um modo, um estilo e uma maneira de alimentação. Dessa forma, o modo de comer define não só aquilo que se come, mas também a própria cultura de um local, uma vez que a gastronomia de uma sociedade constitui uma linguagem mediante a qual está expressa a sua estrutura de maneira inconsciente.

Artigo Completo - Clique Aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

O homem é criador de cultura!