29 de julho de 2008

O turismo e o turismólogo

Enviado por Fernanda Francini Peliciari - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

O Turismo representa, sem dúvida, uma das áreas mais promissoras da atualidade. No Brasil são mais de oito mil quilômetros de praias, florestas, cachoeiras, montanhas, um paraíso para o turismo, ainda há muito que ser explorado, um país enorme para ser descoberto e preservado. Essa expectativa resulta em dois fatores: o crescimento de oportunidades de trabalho e, principalmente, a exigência de mão de obra qualificada. Todas as iniciativas pelo desenvolvimento ecônomico através da atividade turística envolvem o aproveitamento dos recursos naturais e humanos, que necessita de pessoal qualificado e condições técnicas capazes de garantir a preservação da atividade local. Mas como fazer do Turismo um bom instrumento de desenvolvimento social?

Através do Planejamento, uma importante ferramenta administrativa. O Turismo necessita de um Planejamento que possibilite a utilização dos recursos sem destruí-los permitindo a preservação para as gerações futuras do patrimônio explorado agora. Existem várias etapas dentro da atividade turística que possuem funções específicas, desde o planejamento até o receptivo, todas estão interligadas para que se chegue ao produto final do qual o turista irá usufruir. Entretanto para que essa indústria funcione de maneira harmoniosa e eficiente, se faz necessário o trabalho de profissionais capacitados atuando no mercado.

Logo investir na especialização profissional significa caminhar ao planejamento estratégico do Turismo, e os profissionais da área são os Turismólogos. Podemos detacar que:

O processo de desenvolvimento turístico deve ser acompanhado de um trabalho integrado de planejamento, comercialização e produção do produto, respeitando suas características e peculiaridades. Grande parcela dos locais que se "aventuram" por esse caminho não possuem gestores com conhecimentos técnicos básicos necessários para o correto direcionamento das atividades, a fim de que se possa obter um resultado pleno e exitoso. (Turatti de Rose, 2002, p. 32)

O Turismólogo planeja, organiza e administra estabelecimentos e serviços turísticos, suas atividades vão desde a elaboração de um pacote turístico até o planejamento de toda exportação turística sustentável de uma unidade de conservação envolve até mesmo o planejamento de toda uma cidade. Porém o turismólogo é um profissional que ainda não tem seu merecido reconhecimento no mercado de trabalho, podemos citar até mesmo a área de planejamento, onde a maioria dos profissionais são geógrafos e biólogos, a profissão não está regulamentada, mas o mercado está exigindo um profissional de qualidade.

Nenhum comentário: