6 de outubro de 2008

Universidade Positivo discute novos rumos do turismo mundial

A pesquisa e as inovações tecnológicas no turismo são os temas principais do X Seminário Internacional de Turismo (SIT), que a Universidade Positivo realiza entre os dias 8 e 11 de outubro, no Teatro Positivo – Pequeno Auditório. De quarta a sábado, pesquisadores, profissionais, professores e acadêmicos de turismo de toda América Latina estarão reunidos em um dos mais importantes eventos da área no Brasil. O SIT é uma iniciativa do curso de Turismo da UP, organizado pelos alunos da instituição, sob a orientação dos professores da graduação.

Desde a sua primeira edição, o SIT tem como objetivo trazer referências internacionais para debater temas relevantes para o turismo. Entre os renomados profissionais presentes neste ano, no seminário, estão Jafar Jafari, presidente da Academia Internacional para Estudos do Turismo e editor das revistas Annals of Tourism Research, Social Science Series, Encyclopedia of Tourism e Information Technology & Tourism; a diretora do centro de Investigaciones y Estudios Turisticos da Argentina, professora e autora de diversos livros, Regina Schlüter; a doutora brasileira Mirian Rejowski, presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Programas de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) de São Paulo; e o presidente do Observatório de Turismo do Paraná e coordenador do curso de turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). José Manoel Gândara.

A décima edição do SIT terá novidades. A primeira é que, neste ano, o evento recebeu a avaliação Qualis A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Apenas três eventos de turismo no Brasil, incluindo o SIT, possuem esta avaliação, que é resultado do processo de classificação dos veículos de divulgação da produção intelectual de docentes e alunos das instituições de Ensino Superior.

Outra novidade é que, a partir deste ano, a Universidade Positivo passa a realizar o seminário internacional em conjunto com o Observatório de Turismo do Paraná, vinculado ao Departamento de Turismo da UFPR. De acordo com o coordenador do curso de Turismo da Universidade Positivo, Dario Paixão, a união formalizada em 2008 é resultado de uma parceria que acontece desde 1999, quando o SIT passou a ser realizado pelo curso de Turismo da Universidade Positivo. O X SIT celebra também os dez anos de existência do curso de Turismo na Universidade Positivo, um dos primeiros entre as instituições privadas do Paraná, e os 30 anos da existência do curso na UFPR.

Além de conferências e debates, o SIT dedica parte de sua programação à apresentação de trabalhos científicos, minicursos e oficinas. Em 2007, foram apresentados 120 trabalhos, com um público de 600 participantes em palestras e mais de três mil inscritos nas atividades paralelas.

Serviço
X Seminário Internacional de Turismo da Universidade Positivo
Data: de 8 a 11 de outubro de 2008 (de quarta a sábado)
Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório (Universidade Positivo – Bloco da Extensão) Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Mais informações e inscrições no site do evento (www.sit2008.com.br), pelo e-mail secretaria@sit2008.com.br ou pelo telefone (41) 3317-3250

Fonte: http://www.gestour.com.br/webengine/servlet/Controller?command=curitiba&modulo=noticias&id=40633

Nenhum comentário: