27 de março de 2009

Prefeitos da região norte participam de encontro sobre turismo

A criação de unidades de conservação ambiental, de produtos que representem a região norte de Mato Grosso do Sul, como peças teatrais, danças, artesanato, roteiros turísticos e a construção de um resort estão sendo propostos pelo projeto “Eco Oportunidades – Desenvolvimento Regional Sustentável com Foco no Turismo”, que será apresentado para prefeitos, secretários de desenvolvimento e gestores de turismo de 12 municípios nesta sexta-feira, 27 de março, em Campo Grande. A reunião é promovida pelo Sebrae-MS e Cointa – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari e terá a participação da Fundação de Cultura de MS, Fundação de Turismo de MS e Senac.

O objetivo é estabelecer uma articulação entre os setores público e privado, comunidade e entidades do Estado para levar a região norte a ter o turismo como desencadeador de seu desenvolvimento. A proposta começou a ser discutida em meados de 2007 e algumas ações envolveram as administrações municipais no ano passado.

“A primeira versão do projeto, em 2008, tinha apenas a caracterização do resort como atrativo para alavancar o desenvolvimento na região e a partir dele toda a comunidade e setores produtivos seriam beneficiados”, diz Luiz Claudio Sabedotti Fornari, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS.Ele explica que a partir de vários estudos o projeto ganhou maior abrangência.

“O resort se tornou então apenas um dos empreendimentos do setor hoteleiro para movimentar a economia e agora vamos construir com os novos prefeitos quais as outras ações que devem ser incluídas no plano de desenvolvimento”. Fornari adianta que o novo projeto prevê atuações para a conservação ambiental e para a identificação da gastronomia, da cultura e de vários aspectos que caracterizem a região.

“A idéia é trabalhar capacitação empresarial, qualificação da mão-de-obra, melhoria das infra-estruturas locais, dos meios de hospedagem, a educação ambiental até a captação de novos recursos”. A reunião acontece às 9 horas no Sebrae/MS, em Campo Grande. Participam do projeto municípios de Sonora, Pedro Gomes, Coxim, Alcinópolis, Rio Verde, Figueirão, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Rio Negro, Chapadão do Sul, Camapuã e Bandeirantes.

fonte: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=145924

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Sou estudante de turismo na Universidade Federal de Pelotas, parabéns pelo blog!

Se puder acesse meu blog: http://turismoextremosul.blogspot.com/

Abraço, Luiz