3 de dezembro de 2010

O sistema de reservas no agenciamento: Desafios e perspectivas


Enviado por Fernando Augusto Ribeiro Costa - Universidade Federal do Pará
O que se apresenta nesse momento é um trabalho de pesquisa a fim de que se buscasse um maior e melhor entendimento acerca de como se processa, no mundo e no Brasil, o sistema de reservas em agenciamento.
Esse trabalho é, pois, não apenas fruto de uma proposta e de intensas pesquisas e leituras a fim de se obter êxito nos estudos. Mais que isso, o que ora se apresenta é peça de reflexão do papel das agências e do turismólogo em um mercado marcado pela competição e pela acirrada disputa por consumidores.
Busca-se, portanto, nas páginas desse Artigo trazer aos leitores da academia, do mercado e de tantos outros meios trazer uma reflexão sobre os dados e não apenas os dados simplesmente. Pretende-se que a partir do que foi coletado pelo trabalho de pesquisa, se possa mais adequadamente responder aos desafios de uma vida que leva cada qual a procurar seu bem-estar e sua própria vitória.
Mas a partir exatamente de quê? A partir dos sistemas de reservas – os GDS – aqui apresentados e discutidos de maneira mesmo sucinta, mas apropriada ao debate acadêmico.
Tal debate deve ser de interesse primordial não aos já profissionais do Turismo, mas também aos que estão nas mais diversas atividades, inclusive estudos, ligado a ele.

2 UM POUCO DE HISTÓRIA
Necessário se faz que antes de se falar exatamente do sistema de reservas no agenciamento, se proceda a explicação referente à evolução histórica do próprio agenciamento dentro da atividade turística. Sabe-se que o Turismo em sua evolução esteve bastante ligado a todo um processo de evolução que se fez em especial na área de transportes. Dessa forma, ao se inventarem novos modos de locomoção, mais confortáveis e mais ágeis, a atividade turística também ela evoluiu.

Nenhum comentário: