22 de agosto de 2011

Acessibilidade dos Roteiros Turísticos no Litoral Potiguar

Monografia enviada por Fernanda Matias de Farias - UnP - Universidade Potiguar


O presente trabalho trata da necessidade de verificar a acessibilidade dos roteiros turísticos propostos pelas agências de turismo receptivo nas praias de Barra do Cunhaú, Baia Formosa e Maracajaú, no litoral do Rio Grande do Norte. A proposta de público envolve as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que mesmo diante de progressos em relação à acessibilidade como ferramenta de inclusão social, continuam a enfrentar obstáculos no combate à exclusão social no turismo. 

De acordo com estes apontamentos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar, a partir de diferentes percepções dos profissionais do turismo e das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, como se encontra o quadro do turismo acessível no estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se, ainda, constatar se existe realmente a possibilidade deste público realizar os roteiros propostos. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e de caráter descritivo. A pesquisa de campo envolveu um questionário com perguntas abertas e fechadas, direcionado ao público de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, assim como profissionais do turismo.

Os roteiros propostos pelas agências de receptivo nas praias de Barra do Cunhaú e Baia Formosa não dispõem de nenhuma acessibilidade para este público, conforme foi comprovado na pesquisa de campo. A praia de Maracajaú é o único roteiro que dispõem de acessibilidade, nos seus principais pontos turísticos. Diante disto, comprovou-se que este é um nicho de mercado promissor diante da demanda pesquisada, que indica ser a falta de adequação da estrutura física. A falta de acessibilidade na estrutura física dos estabelecimentos e equipamentos turísticos, somados à falta de atendimento adequado, representamos principais obstáculos ao livre direito de ir e vir com autonomia e dignidade destaspessoas.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão Social. Turismo.

Nenhum comentário: