30 de setembro de 2011

Rio de Janeiro, maior destino turístico do Hemisfério Sul.

Enviado por Breno Pessoa - UCSal - BA

Suponha que você está de frente para o mapa do mundo, pendurado numa parede enorme, onde é possível ler o nome de cada cidade no planeta. Qual você escolheria para visitar? Agora suponha que cobrimos a metade de cima com um manto negro. Você pode até pensar em outros nomes, mas da metade da Linha do Equador para baixo, a cidade que mais se destaca em termos turísticos é o Rio de Janeiro, sabia?

Esqueça Sidney, Cidade do Cabo, Buenos Aires. Nos últimos 5 anos, o número de visitantes à cidade que inventou o Frescobol e o Futevôlei vem crescendo e a RioTur divulgou recentemente que em 2010 a cidade obteve o maior fluxo de turistas internacionais desde 2006. A proximidade dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, as operações de paz nos morros e a imagem positiva do Brasil no exterior são fatores que colaboram para o turismo de lazer na capital fluminense e a cidade já não possui mais baixa temporada durante todo o ano. Neste panorama, reservar um hotel no Rio de Janeiro com antecedência é cada vez mais importante.

São muitas as atividades e festejos que colorem os dias da cidade maravilhosa. Rock In Rio, Reveillon, Carnaval e diversos outros eventos brotam ao decorrer do calendário anual e contribuem com a atmosfera mágica carioca. Voar de asa delta, curtir uma praia em Copacabana, subir ao Cristo Redentor ou visitar o Pão de Açúcar, tudo pode parecer cliché se você é morador do Rio, mas a importância da indústria do turismo para esta cidade é incontestável e pode ser comprovada na taxa de ocupação hoteleira, em média superior a 90%.

O Rio de Janeiro está recebendo diversos investimentos públicos e privados, a exemplo do lançamento de novos vôos diretos das companhias aéreas Lufhtansa e Alitalia, partindo respectivamente de Frankfurt e de Roma; dos novos pontos de atenção ao turista, como o recém-inaugurado na Praia de Copacabana, e da capacitação dos profissioanis da área, tanto no aprendizado de línguas como em aspectos culturais.

O Rio de Janeiro está em alta, e as previsões de receita e fluxo de turistas são extremamente otimistas. O momento é oportuno para todos os negócios diretamente ou indiretamente relacionados com a área. E excelente para os turistas, que contam com ainda outras opções de diversão e lazer.   

Nenhum comentário: