16 de março de 2012

MTur vai criar um grupo técnico para ampliar a competitividade hoteleira


O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, confirmou que o Ministério do Turismo, sensibilizado com as demandas por políticas para promover a competitividade da hotelaria, apresentadas em reunião no dia 29 de fevereiro, autorizou a criação de um grupo técnico de trabalho, com o objetivo de construir um plano de ação de curto prazo para o setor. De acordo com Alexandre Sampaio, “o Ministério do Turismo está ao nosso lado e entende que precisamos de mais possibilidades para crescer. O custo Brasil ainda é muito caro para qualquer investidor nacional ou internacional”.

O grupo de trabalho vai contar com a participação das principais entidades do setor no país. Além da FBHA, participam a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e a Resorts Brasil.
Entre as medidas propostas para promover a competitividade da hotelaria nacional estão políticas que visam à desoneração da folha de pagamento e redução do ICMS sobre a energia elétrica, os dois maiores gastos de um hotel.

Os envolvidos também pleiteiam a conversibilidade do Real para que os meios de hospedagem possam passar cotações internacionais na moeda brasileira, com isenção do PIS/COFINS sempre que a cotação Real x Dólar estiver abaixo de R$ 2,00. Outras demandas incluem a padronização e ampliação do regime de tributação do ICMS sobre a receita bruta decorrente do fornecimento de alimentação junto ao CONFAZ, a multiplicação de programas de financiamento para o setor e a ampliação do valor do cartão BNDES, hoje limitado a R$ 1 milhão.

[Por Business Travel Magazine, 16/03/2012]
http://www.abeoc.org.br/2012/03/mtur-vai-criar-um-grupo-tecnico-para-ampliar-a-competitividade-hoteleira/