30 de dezembro de 2007

Educação Ambiental - Princípios, práticas e a formação dos professores para a prática interdisciplinar

Enviado por Isabela Minatel Bassi - FACINTER - Curitiba


Introduzir, na atualidade, qualquer trabalho cuja temática envolvida seja de cunho ambiental é tarefa de fácil execução, tendo em vista que é cada vez mais evidente a gravidade dos problemas ambientais no planeta. Esse quadro pressupõe medidas para diminuir os impactos negativos no ambiente natural e na sociedade e tais medidas devem ser tão rápidas quanto foi o avanço da ação humana predatória.

O trabalho educacional é componente dessas medidas das mais essenciais, necessárias e de caráter emergencial, pois sabe-se que a maior parte dos desequilíbrios ecológicos está relacionada a condutas humanas inadequadas impulsionadas por apelos consumistas – frutos da sociedade capitalista – que geram desperdício, e ao uso descontrolado dos bens da natureza, a saber, os solos, as águas e as florestas. Os homens são responsáveis diretos pelo que acontece a sua volta e, a menos que haja uma significativa mudança nos valores e nos hábitos de todos os seres humanos, não haverá saída para o planeta.

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