23 de fevereiro de 2008

Colômbia – Paraíso Desconhecido

Enviado por Antonella Guimarães Satyro - Unicenp - PR


A Colômbia é um país riquíssimo social e culturalmente e que conta com uma população de 42,3 milhões de habitantes (segundo o censo de 2000). É o quarto maior país da América do Sul, oferecendo cadeias de montanhas, bacias hidrográficas, ilhas, florestas, Sierras Nevadas e outros.


Todavia, quando se fala em Colômbia, a primeira imagem que vem a cabeça das pessoas são as guerrilhas e o narcotráfico. Situações que não suscitam e nem despertam muito interesse no mercado turístico internacional.

A demanda turística do país é caracterizada pelos países fronteiriços e, geralmente pelo turismo de negócios (visitantes do mundo todo) que é muito representativo. As pessoas têm uma impressão errônea do que se passa neste território que é na verdade, repleto de belezas naturais, arquitetônicas, históricas e de um povo acolhedor, festivo e muito simpático que traz alegria às grandes e pequenas cidades.

A gastronomia colombiana, as áreas de proteção ambiental, os parques ecológicos, as praias, os museus (o maior museu de ouro do mundo está situado na capital - Bogotá); servem para todos os gostos. O país abarca todo tipo de entretenimento e atrações turísticas, oferecendo serviços de qualidade por um preço econômico.

Uma das questões que dificulta o turismo potencial no país são as guerrilhas e as constantes notícias de seqüestros e produção de drogas (maior rota do mundo em produção e disseminação). Contudo, muita informação deve ser peneirada, pois estando lá, vi que a situação não é exatamente, ou melhor, nem um pouco parecida com o que é mostrado pela mídia.

Sim, a guerrilha (disseminada no país através das FARC, da ELN, das UAC e de pequenos grupos étnicos ou de ideologias distintas e conflitantes da vigente) existe. Mas violência e pobreza existem em diversos países e principalmente, nos países em desenvolvimento. O problema é que muitas informações equivocadas são passadas adiante pela mídia internacional, fazendo com que outros países vejam a Colômbia de uma maneira errônea e que não condiz com a realidade.
Posso dizer que por todos os lugares que passei no país, nunca me senti ameaçada por qualquer tipo de perigo, mesmo viajando sozinha. Posso afirmar também que Bogotá, por exemplo, é uma cidade muito segura.

Com o Plano Colômbia e seu “pacote de auxílio” de USD 1.3 bilhões doados pelos Estados Unidos, o país luta incessantemente contra o narcotráfico e a violência nas cidades. Todas as estradas se encontram militarizadas, notícias de seqüestros são quase inexistentes e há inúmeros policiais nas ruas cuidando da população.
Atitudes imediatas ou bruscas não podem ser tomadas, até porque mais da metade da população vive da renda obtida pelo narcotráfico, e isso faria com que o país entrasse em uma séria crise econômica, afetando a economia irreversivelmente.

Portanto, não há como mudar um país do dia para a noite, as mudanças devem ser bem planejadas e gradativas para que a população não sofra sérias conseqüências. A meu ver, o turismo é uma possível solução para os problemas colombianos, ou então, o começo de uma mudança nos conceitos e pensamentos dos habitantes locais. O país possui inúmeras atrações turísticas de qualidade, todavia estas são “apagadas” pela imagem negativa da Colômbia no exterior e também, pela falta de divulgação do turismo no mundo.

Um local que me encantou foi Cartagena de Las Índias – cidade portuária fundada em 1533 e que foi muito utilizada para escoar a riqueza das Américas à Europa. A cidade é dotada de uma beleza surpreendedora; inúmeras fortificações datadas da época que a mesma era uma colônia; monumentos e conventos; praias; museus; centro histórico e outros.

A mesma remonta aos tempos da conquista espanhola, com suas construções impecavelmente conservadas, mostrando a mistura da arte espanhola com a tradição dos povos indígenas. A cidade mescla um leque de lutas, conquistas e patrimônios de séculos de história às características diversas da modernidade.

Suas praças têm restaurantes com música ao vivo, as antigas casas preservaram sua antiga fachada, mas foram transformadas em lojas modernas e as ruelas de pedras mostram o capricho e a vontade de perpetuar essa cultura. È uma sensação indescritível de estar, ver e viver características de duas épocas totalmente diferentes que unem a tradição e a arquitetura colonial aos costumes da cultura moderna.

Os habitantes locais, assim como os prestadores de serviços turísticos se preocupam muito com a satisfação dos visitantes, sendo muito receptivos e informando os turistas, sempre que podem.

Para nós, pode parecer que a Colômbia não apresenta muitos atrativos, e inclusive de tantos segmentos. A falta de informação, tanto pela falta de divulgação do governo do próprio país através de órgãos de turismo, como por particulares envolvidos no ramo turístico, é muito grande. Portanto, a divulgação turística acaba não sendo representativa e eficaz internacionalmente.

Mesmo os países limítrofes não conhecem os atrativos que a Colômbia oferece, não possuem conhecimento e noção das peculiaridades das suas paisagens. Grande motivo da falta de investimento nesta área se dá devido à conjuntura político-econômica que o país se encontra, e até porque, a prioridade neste momento, se concentra na luta contra o tráfico de drogas.

Os meios de transporte são acessíveis, vale salientar que é fácil se locomover pelos meios terrestres (ônibus, por exemplo) entre as cidades. As distâncias não são muito longas, se o tempo para a viagem for razoável. Outra opção também, é utilizar o transporte aéreo, que não é tão caro, e as promoções são constantes, o que facilita a compra. O serviço hoteleiro oferece ampla variedade de acomodações, variando na qualidade e nos preços.

Pontos de interesse: Barranquilla, Bogotá, Medellín, Cali, Villa de Levya, Mompós, Santa Marta, Isla de San Andrés (banhada pelo mar do Caribe e zona franca de compras), Isla de Providencia e muitos outros locais que valem a pena serem desvendados.

Enfim, um país vizinho, tão perto e que conhecemos tão pouco. O mesmo é repleto de atrações, belezas naturais e culturais, patrimônios bem preservados, cidades grandes e com muita tecnologia, pequenos e pitorescos vilarejos e tantas outras atrações que poderiam ser citadas aqui. É inimaginável a riqueza que este país oferece. Vale a pena conhecer, definitivamente este destino turístico é uma viagem inesquecível e um mundo novo de conhecimentos e essências a serem descobertas.

Nenhum comentário: