25 de julho de 2008

Serviços Turísticos

Enviado por Aristides Faria - RH em Hospitalidade

No texto 1 fora apresentada a idéia da experiência turística, ou seja, da relação de aprendizado entre os turistas e a comunidade local, seu ambiente, sua história e sua cultura. Na seqüência, comenta-se alguns cuidados que o turista deve ter ao procurar empresas que oferecem serviços turísticos. Estas são parte essencial a uma viagem que proporcione uma experiência agradável tanto para moradores quanto para seus clientes. Mas, como identificar boas empresas em cidades desconhecidas? Eis um grande desafio frente ao grande número de prestadores de serviços.

Perceba o raciocínio: por definição, Ecoturismo é “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”. Então, uma empresa que anuncia atividades de ecoturismo deve atender a estes requisitos, estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur, 1994).

Não é por que um passeio é feito ao ar livre que ele se torna ecológico! Há, inclusive, uma diferença básica entre Turismo Ecológico e Ecoturismo: todo turismo deve ser ecológico! Seja na cidade, em zonas rurais ou naturais. E uma atividade só pode ser ecológica se, por exemplo:

· For realizado em veículo movido por tração animal ou que utilize (e fomente a utilização de) combustíveis alternativos, como água, hidrogênio ou gás natural;
· Fomentar a conservação do patrimônio natural;
· Promover iniciativas de gestão ambiental nos municípios onde acontece e;
· Incentivar a capacitação dos recursos humanos, a geração de postos de trabalho e de micro e pequenas empresas que respeitam as normas ambientais.

Uma viagem de Ecoturismo tem a obrigação de, por meio da Educação Ambiental, prestar informações aos turistas e, sobretudo, ser ajudado a compreender as inter-relações existentes na natureza, de maneira lúdica. Sendo assim, caminhar por trilhas acompanhado por grandes grupos, sem atenção do guia, sem aprendizado sobre a região e sua população, sem informações e sem preceitos ecológicos, não é um produto/serviço ecoturístico. VOCÊ NÃO TEM DE PAGAR POR ISSO!

Pretende-se aqui alertar sobre as empresas que anunciam um tipo de serviço e, geralmente, por desconhecimento e euforia dos turistas, fornecem outro – de qualidade inferior! Como já fora explanado, deve-se procurar um turismo mais refinado, que gere aprendizado e enriquecimento cultural. Até a próxima!

Aloha!
Aristides Faria

Nenhum comentário: