9 de dezembro de 2008

Sebrae premia hoje empresas do 5º Ciclo Turismo Melhor

Três empresas dos segmentos de meios de hospedagem e bares e restaurantes recebem hoje, às 10h, no Salão de Eventos do Sebrae, em Natal, a outorga com placa de reconhecimento do Programa Turismo Melhor – 5º Ciclo. Além do Hotel Vila do Mar, de Natal, e do Hotel São Luiz Plaza, de Mossoró, o restaurante estilo “Day Use” Ponta de Pirambu, na praia de Pipa, em Tibau do Sul será contemplado com o reconhecimento do Turismo Melhor.

O programa executado pelo Sebrae do Rio Grande do Norte objetiva elevar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas que atuam no turismo no Rio Grande do Norte. A partir dos resultados obtidos durante o processo de implantação do programa, decorrente de um período de sete meses, a empresa-candidata poderá receber e utilizar publicamente a marca Turismo Melhor, atestando o bom nível de qualidade na prestação de serviços turísticos.

Para a gestora do Turismo Melhor, Sergina Santos, o programa possibilita a melhoria de processos e na infra-estrutura das empresas, visando o melhor atendimento em serviços turísticos. “A adesão ao programa é voluntária. A empresa se submete à avaliações técnicas e recebe consultorias e treinamentos para implantar suas melhorias, sob a orientação de consultores especializados”, explica Sergina.

Podem participar do processo de reconhecimento do Programa Sebrae de Qualidade em Serviços Turísticos no Rio Grande do Norte – Turismo Melhor, empresas legalmente constituídas que atuarem nos segmentos de hotelaria e/ou Alimentos & Bebidas, estejam enquadradas no perfil de empresa de pequeno e médio porte, com número máximo de 200 funcionários, atuem no Estado do Rio Grande do Norte, com pelo menos dois anos de funcionamento, de forma legal, e possuam condições de adaptação de sua infra-estrutura para acesso e/ou hospedagem a portadores de deficiência de locomoção.

Após à adesão, a empresa passa por um processo composto por cinco etapas: Avaliação inicial estruturada nos segmentos Organizacional e de Segurança Alimentar, que ocorrerá nas dependências da própria empresa; Apresentação das não conformidades ou lacunas identificadas na avaliação inicial; Implementação dos ajustes e melhorias necessárias, realizada pela empresa e Avaliação final, também realizada nas dependências da empresa participante. E finalmente, os relatórios das avaliações inicial e final e as respectivas consultorias de implementação nas empresas, que serão consolidados e entregues ao Grupo Gestor para apreciação e validação final.

Segundo Sergina Santos, a outorga do Programa Turismo Melhor, é concedida às empresas que obtiverem, na avaliação final, um resultado de, no mínimo 80% dos itens avaliados e atendidos satisfatoriamente, mediante apreciação e validação do Comitê Gestor. Também é condição obrigatória para a obtenção do Turismo Melhor, que nenhum dos itens críticos da Lista de Verificação deixe de estar implementado, antes da avaliação final.

O Programa Turismo Melhor é um processo voluntário e seletivo onde as empresas se submetem a avaliações técnicas e a um processo de melhoria, envolvendo, consultorias e treinamentos. A partir dos resultados obtidos, a empresa candidata poderá receber e utilizar publicamente a marca Turismo Melhor, comprovando seu bom nível de qualidade em serviços turísticos.

Nos últimos cinco anos foram outorgadas com a marca “Turismo Melhor” 21 empresas do Estado, nos municípios de Natal, Mossoró, Assu, Martins, Tibau do Sul (praia da Pipa), Areia Branca e Parnamirim. No segmento de meios de hospedagem já receberam outorga do Turismo Melhor: Pousada Toca da Coruja e o Hotel Ponta do Madeiro (Pipa), Hotel Thermas, Hotel Villa Oeste e Hotel Sabino Palace (Mossoró), Hotel Serrano (Martins) e Divi Divi Praia Hotel e Visual Praia Hotel (Natal). No setor de bares e restaurantes foram agraciados: Restaurante Tábua de Carne, Mangai, Restaurante Oriente, Restaurante Maturi e Only Pizza (Natal), Restaurante Paçoca de Pilão e Marina Badauê (Parnamirim) e Brutinhos (Assu).

Fonte: http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=5&idmat=178334

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