26 de março de 2009

Moscou abrigará maior aquário da Europa até 2011

Moscou contará, em 2011, com o maior aquário da Europa, com 24 mil metros quadrados e 11 milhões de litros de água, que estará instalado em um parque de mais de 180 mil metros quadrados, anunciaram hoje as autoridades locais.

O aquário, com uma profundidade de até 12,6 metros, será o novo lar de diversas espécies encontradas em águas russas e que vivem habitualmente nos rios Volga e Oka e nos mares Cáspio, Negro, Branco, de Barents, de Okhotsk e do Japão, assim como no lago Baical, a maior reserva de água doce da Ásia.

Dentro do edifício haverá uma rota turística de 800 metros e serão organizadas 55 exposições permanentes onde se recriarão as condições climatológicas para os diversos habitantes do complexo, além de mostras temporárias.

"O centro do aquário será um túnel acrílico que permitirá experimentar a sensação de estar no fundo do mar, e os visitantes poderão percorrê-lo e observar a vida dos habitantes marítimos", afirmou um porta-voz da administração local, citado pelas agências russas.
Além disso, haverá espécies de mares mais quentes do planeta, como as que habitam os mares do Caribe e do Mediterrâneo e o oceano Índico.

O complexo contará com um cinema em 3D com cinco salas, um hotel, um centro empresarial e outro comercial, restaurantes e outras áreas de lazer, acrescentou.

"O custo do projeto chega, a valores de hoje, a US$ 600 milhões", afirmou o porta-voz, que acrescentou que o aquário, que começou a ser construído no final de 2006, deve atrair entre 1,5 e 2,5 milhões de visitantes ao ano.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u540231.shtml

Nenhum comentário: