29 de maio de 2009

Dicas necessárias para fazer turismo no Brasil: "Aventura Brasilis"

Enviado por João dos Santos Fillho - PUC/SP *

Cansado de produzir textos científicos sobre o fenômeno do turismo, resolvemos escrever este de gênero provocativo e irreverente. Percebemos existir outros estilos de comunicar-se com aqueles que acompanham nossos textos, bem como, para os que rejeitam nossas opiniões. Esperamos assim, estar contribuindo para que o trade melhore seu entendimento e aprofunde seu senso crítico sobre o significado de uma verdadeira “Política Nacional de Turismo” – Homo Turisticus Brasilis –.

Apesar do tom galhofista do nosso discurso, nada nós impede de trazer uma contribuição para o turismo brasileiro e expressar opiniões diferentes das tradicionais, subvertendo a ordem do pensamento de parte do trade sobre a compreensão do turismo. Esclarecemos, que como estudioso e pesquisador do fenômeno turístico, nosso interesse está localizado na criação de Políticas Públicas que subsidiem o turismo interno junto à população brasileira.

A escrita irreverente deve ser encarada de frente, como um alerta para a hegemonia que hoje o Estado brasileiro dá ao turismo receptivo (estrangeiro), e a pouca ao quase nenhuma ação eficaz voltada para o turismo interno. Devo esclarecer que os programas e ações em torno do turismo, desde a criação da EMBRATUR foram em sua maioria voltadas para o turismo receptivo.

Em um pequeno resgate da ação de cada gestão dos presidentes da EMBRATUR, contada no livro “EMBRATUR40ANOS” publicado em 2006, podemos entender que a prioridade sempre foi e continua sendo para o turismo receptivo.

** Bacharel em Turismo, pelo Centro Universitário Ibero-Americano de São Paulo (Unibero) e Bacharel em Ciências Sociais, pela PUC/SP. Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação, pela PUC/SP. Professor convidado na Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Heredia (UNA), em San José da Costa Rica. Professor concursado pela Universidade Estadual de Maringá. Autor do livro “Ontologia do turismo: estudo de suas causas primeiras,” EDUSC, Universidade de Caxias do Sul. E-mail joaofilho@onda.com.br



Artigo Completo - Aqui

Nenhum comentário: