2 de setembro de 2009

Câmara aprova regulamentação de turismólogo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 6906/02, do Senado, que regulamenta a profissão de turismólogo. O projeto, que ainda retornará ao Senado porque recebeu emendas na Câmara, confere o exercício da profissão apenas aos bacharéis em curso superior de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a desempenhem há pelo menos cinco anos a função, contados da data de publicação da lei.

Se virar lei, a proposta abrangerá 18 atividades relacionadas ao turismo como organizar e dirigir agências, hotéis, entre outros; realizar inventários turísticos e planos de desenvolvimento turístico nos municípios, regiões e estados da Federação; idealizar roteiros, pesquisas e projetos de marketing na área, entre outros.

A regulamentação já foi aprovada uma vez, mas vetada pelo presidente Lula.

Fonte: Panrotas - http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/camara-aprova-regulamentacao-de-turismologo_50732.html?pesquisa=1

**Nota Blogando Turismo: Vamos ver se teremos realmente o reconhecimento.

4 comentários:

Patrícia disse...

FIQUEI MUITO FELIZ COM ESTA NOTÍCIA, VAMOS ESPALHA-LÁ E PEDIR MANIFESTAÇÕES ATRAVÉS DO TWITTER, ASSIM TEREMOS CHANCES DE REINVIDICAR NOSSOS DIREITOS!

Laércio Santos disse...

Acho concerteza muito importante, só não etendo como a uma pessoa que não fez faculdade receba o titulo de bacharel em Turismo, não quero que essas pessoas seja extinta do mercado de trabalho, mas acredito que levar um titulo sem nunca ter cursado uma faculdade, acho que é não valorizar quem já fez uma faculdade e quem está fazendo. Acredito que eles devem sim continuar trabalhando na aréa mas não recebendo essa tirulação.

Elayne disse...

Como uma pessoa que não é bacharel vai saber exercer todas as funções da atividade? Fazer uma análise de SWOT, desenvolver um programa turístico de inclusão e sensibilização? Não, Não concordo... Tudo bem que a notícia é boa pela regulamentação, mas claro que tinha que ter algo "fedendo" na história.

Anderson Galúcio disse...

Olá Amigos, realmente a notícia é importante. Mas muita coisa precisa estar muito clara. O turismólogo tem (pelo menos deve ter) conhecimentos para exercer essas funções previstas na lei. Como é uma coisa que está iniciando temos q saber lidar com as possíveis brechas...mas mesmo assim fiquemos atentos e que lutemos pela real regulamentação.

Obrigado pelos comentários de vocês..Abraço,.!!