30 de outubro de 2009

Turismo, Patrimônio Histórico/Cultural e Identidade

Enviado por Rafael Pereira de Souza – UNISUAM – RJ

O turismo é um fenômeno social e econômico que abrange diversas áreas. Tem como uma de suas características a grande diversidade de segmentos que podem ser trabalhados. Através da segmentação podemos identificar e “separar” os turistas de acordo com suas necessidades e motivações. Segundo BENI (2004:153), “segmentação é a técnica estatística que permite decompor a população em grupos homogêneos cada um com seus próprios canais de distribuição, motivações diferentes e outros fatores.” Em algumas localidades temos latentes as tendências para determinadas áreas que devem ser mais bem exploradas.
O turismo cultural e histórico é um desses segmentos que crescem cada vez mais no interesse da demanda turística e desperta na comunidade um sentimento de nostalgia, autenticidade e um grande enriquecimento intelectual. Para o morador local, ter contato com um patrimônio cultural ou histórico faz com que este aflore sua identidade com seu bairro ou cidade e desperte o orgulho e a satisfação, o fazendo sentir, de alguma maneira parte dessa história, resgatando as raízes de seus antepassados.

Os conceitos turismo histórico e turismo cultural muitas vezes se confundem. Isso acontece devido à grande similaridade desses segmentos em alguns aspectos. Pode-se perceber que quando é praticado o turismo em museus, ou qualquer outro atrativo turístico que remeta algum cunho histórico, é também praticado turismo cultural devido ao enriquecimento e aprendizado que se tem quando praticamos esse tipo de turismo.
O turismo cultural corresponde a todo turismo em que o principal atrativo seja algum aspecto da cultura humana. Segundo a OMT, turismo cultural seria caracterizado pela procura por estudos, cultura, artes cênicas, monumentos, sítios históricos e arqueológicos, manifestações folclóricas ou peregrinações.

Segundo o Ministério do Turismo e o IPHAN o turismo cultural corresponde às atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

O turismo histórico-cultural corresponde ao conjunto de atividades turísticas que se desenvolvem em função do patrimônio histórico-cultural e que permitem a observação da organização social do homem junto ao seu ambiente, retratando seus usos e costumes, tanto atual como de seus antepassados.

Tanto o turismo cultural quanto o turismo histórico, têm a sua importância fundamentada na preservação e recuperação dos patrimônios e legados de uma comunidade. Os patrimônios se transformam em um mediador entre o passado e o futuro, permitindo uma identificação da comunidade com seus patrimônios.

Nenhum comentário: