9 de outubro de 2009

Uma cidade não tão maravilhosa assim – Rio 2016

Enviado por Rodolfo Alves - Colunas Diginet

O anúncio do Rio como sede realizadora das olimpíadas 2016 emocionou nosso presidente, nossos atletas e especialmente Copacabana, além do povo brasileiro.

A cidade maravilhosa como é chamada carinhosamente mereceu ser escolhida, com alguns “poréns”, entre eles a sua guerra civil que assombra todo o estado. A olimpíada 2016 é a chance para consertar tudo, aproveitando a boa vontade política dos nossos representantes.

É claro que queremos celebrar a maior festa esportiva do mundo, mas, para isso temos que ajeitar a casa, para que a festa não acabe antes dos apagares das luzes. Como dito antes é interessante a todos, desfrutar dos investimentos que a cidade/país irá ganhar.

Os benefícios que o evento trará para o estado e para o país são muitos, apesar de todas as mazelas existentes no estado do Rio de Janeiro. Evidente que um evento como as Olimpíadas irá proporcionar um investimento pesado nos principais problemas da cidade. O Rio convive, e não é de hoje, com uma guerra civil que não é só de um lado (bandidos e traficantes), mas com outros problemas sociais que atingem também todo o país.

Uma cidade em que a (in) segurança amedronta a própria polícia que não consegue nem mesmo se proteger dos traficantes e milícias, quanto mais prestar segurança aos civis.
Outro medo são os mega empreendimentos e os investimentos aplicados neles, sem falar nos desvios dessas verbas, algo muito praticado por nossos políticos e empresários, sem falar no pós-evento (quem não lembra o PAN 2007, em que as obras custaram muito mais do que os orçamentos previstos), e torcer para que as obras faraônicas não se tornem “elefantes brancos”.

A esperança é que o Rio-2016 alinhado com o desenvolvimento da cidade assista às necessidades sociais da cidade através dos esportes, e que os Jogos possam ser o canal para o desenvolvimento de certas áreas da cidade, principalmente as favelas.

O reconhecimento e enfrentamento dos problemas como a segurança pública é importante, e mais importante é o planejamento das ações. A cidade vem tentando uma nova abordagem policial, com programas de cunho social e esportivo, que podem ser melhoradas e ampliadas com as Olimpíadas.

Apesar da copa de 2014, acelerar o desenvolvimento da infra-estrutura, o Rio precisa urgentemente de um programa eficaz para seu desenvolvimento urbano, já que o PAC não está conseguindo resolver o problema.

Os Jogos podem melhorar diversas áreas na cidade e no país, desde a economia às áreas sociais, além de acelerar a entrega das obras, mas, isso requer uma gestão cuidadosa e monitoramento de todo esse investimento.

Nenhum comentário: