16 de fevereiro de 2008

Estrutura e importância da tematização para o turismo.

Enviado por Alinne Faustino - UFRN




O turismo, no final do século XIX, apareceu como primeiro setor da economia mundial, com altas taxas de crescimento tanto em número de turistas como de despesas que estes realizam nos locais visitados. Para manter esse nível de crescimento e desenvolver o turismo de forma efetiva e com qualidade, é imprescindível a realização de constantes pesquisas que nos permitam conhecer além do número de turistas que entraram e saíram de uma determinada localidade, o perfil da demanda; motivos que os levaram a visitar determinado local e grau de satisfação do turista. Para o local ser bem conceituado pelo turista é preciso ter uma boa infraestrutura de equipamentos e serviços oferecidos, bem como estabelecimentos diferenciados dos demais, como é o caso o uso da tematização como uma forma a mais de atração na hospedagem, serviços de alimentação, parques aquáticos entre outros.


Foi escolhido como tema a importância e estrutura dos locais temáticos por apresentar-se como um importante atrativo para o desenvolvimento da atividade turística na cidade do Natal. Essa nova alternativa de entretenimento, busca captar uma maior demanda para os locais que a utilizam, auxiliando assim na dinamização da atividade turística desenvolvida, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.


O objetivo do estudo é avaliar a estrutura da dinâmica e a importância dos locais temáticos para o setor turístico em Natal, analisando os motivos pelo qual o empreendimento foi criado com seu determinado tema, os pontos positivos e negativos que a tematização desperta nos freqüentadores do local, observando os motivos da escolha e preferência dos turistas por esses locais.


Nenhum comentário: