16 de fevereiro de 2008

Jequitibá - MG

Por Wayne Vinícius - Faculdade Estácio de Sá - MG


Cidade localizada há 110 km de Belo Horizonte. É conhecida como a capital mineira do Folclore por riquezas culturais, tais como as festas de Folia de Reis, Congados, Folia De Nossa Senhora Do Rosário e do Divino Espírito Santo ( que são realizadas em todas as comunidades, cada uma com seus costumes ), entre outras. Também é importante destacar um distrito chamado de Dr. ampolina (ex lagoa Trindade), uma comunidade ex quilombo.



Apesar de ser uma cidade com muito potencial, o turismo na cidade, mais cultural e ecológico, sem a presença de turismo massivo, a cidade não muito poluída, tem um clima agradável, proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

Seus moradores são descendentes de bandeirantes e escravos. Em seus povoados, mantém-se até os dias de hoje tradições e costumes. As presenças destes costumes são fortes na gastronomia local. O frango cansanção com frango caipira é um exemplo, também outro atrativo dentro da gastronomia, além dos doces e licores é a cachaça Isaura. Um outro produto do atrativo também é o artesanato feito de bambu, madeira, barro, bucha, etc.
Dentre os atrativos Turísticos, destaque para a Lagoa Pedro Saturnino é atrativo Turístico está na aérea central da cidade, funciona como point da cidade, o Buraco do Inferno, que é uma cratera que não se vê o fundo dela, detalhe que é uma área privada. O cemitério Velho, cemitério construído por volta do século XVIII, e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que foi construída por volta do século XVII, e impressiona por sua beleza de seus altares tomada como Patrimônio Histórico em 1979 e recuperada pelo IEPHA.


Para saber mais acesse: http://www.jequitiba.mg.gov.br

Nenhum comentário: