26 de novembro de 2009

Brotas: turismo e configuração urbana

Enviado por Amanda Negrão Pimenta - PUC-PR

O turismo é um elemento transformador em diversos setores: culturais, ambientais, econômicos
e sociais. Em municípios turísticos, os impactos dessas transformações têm se revelado principalmente nas áreas urbanas. Entre transformações ocorridas nas cidades brasileiras em decorrência do turismo incluem-se a preocupação com a reforma e adequação de edifícios, áreas urbanas e infra-estrutura dos municípios, a expansão das atividades do setor terciário, que dão suporte às atividades turísticas, a identificação e valorização do patrimônio histórico e a preservação de recursos ambientais.

A recuperação das edificações e o incremento das atividades turísticas e de apoio (restaurantes, comércio, etc.), embora sejam indícios de geração de emprego e renda, também são fatores que impõem rápida mudança às estruturas urbanas, já que os estabelecimentos comerciais de caráter local passam a atender à demanda de consumo e serviços de uma população que permanece por um curto período de tempo na cidade. De qualquer modo, apesar de proporcionar um dinamismo às cidades, o turismo ainda é um setor da economia produtiva pouco compreendido no Brasil. Países europeus, como a Espanha e a França, são capazes de operar com um fluxo turístico muito superior ao nosso, mesmo com recursos Limitados(1).

O fato de o turismo não ser área de prioridade para a maioria dos Estados brasileiros fez com que os órgãos turísticos nunca fossem vistos com o profissionalismo necessário para modificar essa condição, ainda que a situação tenha se alterado nos últimos anos(2). Em 2005 foi criada a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Entre outros objetivos, definiu-se como sua missão “consolidar o Estado de São Paulo como destino e produto turístico, determinando diretrizes para fomentar e desenvolver o turismo sustentável, visando proporcionar a geração de postos de trabalho, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida da população”, conforme exposto no sítio oficial da Secretaria(3).

As áreas urbanas são as primeiras a serem atingidas, principalmente as históricas, devido ao valor do patrimônio construído e à atratividade de serviços e consumo especializados. Nesse sentido, é preocupante a condição das cidades que possuem áreas de proteção e produção rural com vocação para destinos turísticos.

Um dos segmentos turísticos que mais cresceram nos últimos anos no Brasil foi o turismo na natureza, ou seja, o ecoturismo e o turismo de aventura. Este último nasce associado a atividades esportivas e depende, para sua realização, da existência de oferta original local (neste caso, dos recursos naturais presentes, em geral, nas áreas rurais). Entretanto, para suprir a demanda total desse turismo, é necessário que a destinação conte com instalações adequadas e equipamentos de suporte às atividades esportivas (meios de hospedagem, agências turísticas, etc.), as quais, pela própria condição operacional e de acessibilidade, se concentram em áreas urbanas próximas.



Artigo completo AQUI

Nenhum comentário: